Torne-se um associado

Formente o esporte no estado e tenha facilidades exclusivas

As escaladas em rocha em São Bento do Sul, SC, estão localizadas em uma área particular, o Parque Natural Braço Esquerdo, que tem acesso pelo município de Corupá (nome mais utilizado para se referir ao local destas escaladas). Talvez seja hoje o principal setor de escalada esportiva de SC, com diversas vias de alta graduação. Existe uma ótima estrutura de recepção no parque, com banheiros, camping, estacionamento etc. As vias está bem documentadas através de um catálogo publicado por Daniel Juliano Casas, e o recomendamos para mais informações. Citamos aqui apenas alguns trechos desta obra.

O Parque Natural Braço Esquerdo é uma propriedade particular que faz parte da Área de Proteção Ambiental Rio Vermelho/Humboldt e situa-se nos contrafortes da Serra do Mar, no município de São Bento do Sul sendo que o principal acesso é feito pela cidade de Corupá, ambas situadas na região nordeste de Santa Catarina.

O local, cercado de grandes paredes de rocha, entre rios e cachoeiras, propicia um ambiente peculiar para a prática de escaladas. Com quase 100 opções de vias, desde fáceis a projetos que aguardam a primeira ascensão, boulders e muita rocha ainda a ser explorada, o Braço Esquerdo consagra-se atualmente como um dos principais locais de escalada esportiva do Brasil.

As vias em sua maioria são longas e de resistência, em paredes negativas com boas agarras, característica do conglomerado, que é o tipo de rocha encontrado no setor. Mas não faltam vias curtas, técnicas e de pressão. Um dos destaques do local é o grande número de vias de alta graduação, ao todo são vinte e cinco acima de 9o, porém existem também opções de vias mais fáceis para o escalador iniciante e intermediário.

A paisagem onde estão inseridos os setores de escalada fascina, o local é bem conservado, em meio à rica biodiversidade da Mata Atlântica. Além das belas paredes de rocha, o Parque possui outros atrativos que podem ser acessados por trilhas em meio à mata, entre eles a Cachoeira do Braço Esquerdo, com mais de 100 metros de altura. As trilhas são de diviculdade leve e revelam vários lugares interessantes, piscinas naturais, pequenas quedas-d’água, além de belos mirantes para o vale e outras montanhas da região. (p. 5)

Referência

CASAS, Daniel Juliano. Guia de escaladas em rocha Parque Natura Braço Esquerdo. 1a ed. 2016.

 

Mais informações

www.parquebracoesquerdo.com.br